Alunos comemoram dia do estudante com atividades extracurriculares em São José


Apesar de o dia do estudante ter sido no sábado (11), a segunda-feira (13) foi perfeita para comemorar a data. Na Escola Altino Flores, no bairro Procasa, a programação pela manhã incluiu dança e música. A aula criativa foi realizada por alunos e professores, e contou com a presença de participantes dos projetos sociais do Ceafis (Centro de Apoio à Formação Integral do Ser).


Diante de toda a escola, os alunos do grupo de dança, do contraturno escolar, apresentaram número inspirado na cultura afro-brasileira. Também houve apresentações de improviso, que incluiu break, funk e pagode. No intervalo das atividades foi exibido videoclipes num telão. Os vídeos foram escolhidos por alunos e professores, numa disputa pela vez na fila e pelo desafio de agradar o maior número de pessoas. Os participantes da oficina de rádio, do Programa Mais Educação, também fizeram parte da festa, transmitindo músicas e recados.

A festividade, assim como outras atividades realizadas na escola e comunidade, foi registrada e também estará no jornal que alunos de todas as series estão produzindo.

O dia do estudante tem origem em 11 de agosto de 1987, quando Dom Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Em 1927 Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Nesse dia também foi criada a UNE (União Nacional dos Estudantes), em 1937.

Antes do fim das atividades no Altino Flores, na manhã desta segunda (13), Sonali Lehmkuhl, diretora da escola, tentou ser o mais clara possível com todos, desde os da primeira série aos mais velhos, que já estão na 8ª série: 
“Feliz dia do estudante a todos, o que nós queremos é que vocês continuem estudando”.
No início do anos os alunos da oficina de rádio entrevistaram a professora de dança.